Login

Sign Up

After creating an account, you'll be able to track your payment status, track the confirmation and you can also rate the tour after you finished the tour.
Username*
Password*
Confirm Password*
First Name*
Last Name*
Birth Date*
Email*
Phone*
Country*
* Creating an account means you're okay with our Terms of Service and Privacy Statement.
Please agree to all the terms and conditions before proceeding to the next step

Already a member?

Login

As espécies do Algarve

As espécies de cetáceos mais comuns na costa algarvia são: Golfinho comum, Golfinho roaz, Golfinho riscado, Golfinho de risso, Orca e Baleia anã.

O Golfinho comum é a espécie de cetáceo mais abundante na costa algarvia e pode chegar a ter 2,3 metros e 100 quilogramas. São muito sociais e vivem até aos 25-30 anos. Como é comum na Natureza os animais mais pequenos vivem em comunidades maiores para proteção e os Golfinhos Comuns não são exceção. Como são das espécies mais pequenas vivem em comunidades grandes e às vezes é possível ver centenas de indivíduos juntos.

O Golfinho roaz é a espécie mais abundante do mundo, está presente em todos os oceanos e mares com ligação ao oceano. Podem chegar a ter 3,8 metros de comprimento e vivem até aos 40 anos. É supostamente o golfinho mais inteligente que existe e reconhecem-se a si próprios num espelho.

O Golfinho riscado é também um golfinho pequeno (2,6 metros e 160 quilogramas) que vive em grandes comunidades. Normalmente é observado em associação com outras espécies de pequenos golfinhos como o golfinho comum e são muito acrobáticos.

O Golfinho de risso é um grande golfinho que pode viver até aos 30 anos e ter 5 metros e 500 quilogramas. É possível estimar a idade destes mamíferos através da quantidade de cicatrizes dos seus corpos porque estas cicatrizes ficam esbranquiçadas devido à falta de pigmentação durante o processo de cicatrização. Preferem viver em habitats com grandes profundidades (400/1200 metros) e comem preferencialmente cefalópodes (lulas, polvos e chocos).

Agora vamos falar do maior golfinho do mundo, a Orca. Estes golfinhos gigantes no oceano Atlântico podem chegar a ter 8 metros e 7200 quilogramas. A gestação das fêmeas dura 14 meses e as crias nascem com 2,4 metros e 136 quilogramas. Podem viver até aos 90 anos e na costa portuguesa alimentam-se maioritariamente de atuns.

A Baleia anã é a baleia mais pequena do mundo, chegando apenas aos 10,7 metros de comprimento. Esta baleia é a mais comum na costa algarvia e é reconhecida facilmente devido às manchas redondas brancas que tem nas barbatanas peitorais. As baleias ao contrário dos golfinhos normalmente são animais solitários, no entanto, por vezes é possível ver dois ou três indivíduos juntos.

Além destes cetáceos às vezes também é possível observar outros animais marinhos como o peixe lua, que é o maior peixe ósseo do mundo podendo atingir os 2 metros de tamanho, a tartaruga comum e a tartaruga verde, que são espécies muito vulneráveis à poluição marinha, e algumas espécies de tubarões como o tubarão azul, o tubarão martelo e o tubarão frade.